domingo, 26 de agosto de 2007

Hackers desbloqueiam celular iPhone, da Apple, via software

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 24 de agosto de 2007 às 15h35
Atualizada em 24 de agosto de 2007 às 18h11

São Paulo - Grupo iPhoneSIMfree e empresa Uniquephones desevolveram software que desbloqueia o iPhone. Ambos vão cobrar licenças.

Um grupo de hackers, chamado de iPhoneSIMfree.com, conseguiu destravar o iPhone por meio de software, publicou o blog Engadget, que recebeu o celular para fazer uma confirmação independente.

Dessa forma, o celular da Apple, que só funcionava em uma rede da AT&T, nos Estados Unidos, vai poder ser usado em outros países fora dos Estados Unidos.

O iPhone já havia sido destravado por outros grupos, inclusive no Brasil, com o uso de kit chamado TurboSIM para driblar a verificação do cartão da AT&T ao ligar o telefone.

Ao contrário do esforço de outros hackers, conforme publicou o blog Futuro.vc, o iPhoneSIMFree.com quer ganhar dinheiro com sua descoberta.

Avisa que as licenças do software para destravamento do iPhone estarão disponíveis para compra na semana que vem e que serão individuais - o que sugere um controle, como um número serial, para limitar o seu uso em massa.

O blog Engadget publicou também um vídeo que mostra o funcionando na função voz fora da rede da AT&T.

O blogueiro norte americano George Hotz postou também um tutorial para desbloquear o iPhone nesta sexta-feira (24/08). O feito teria sido feito pela empresa Uniquephones, que anunciou que divulgará um software para desbloquear o aparelho da Apple no sábado (25/08).

John McLaughlin, fundador da Uniquephones, afirma que os usuários poderão utilizar um cartão SIM (Subscriber Identity Module) de qualquer operadora. O programa poderá ser baixado pelo site iphoneunlocking, que por enquanto mostra uma imagem com uma interrogação.

McLaughlin pretende vender o software por 25 ou 50 dólares. As pessoas que já se cadastraram no site e enviaram pedidos receberão descontos de 25 a 50%. Segundo John, 450 mil usuários já se cadastraram. A empresa já desbloqueia celulares de várias empresas, incluindo a Nokia e a Motorola.
Em seu blog, George Hotz descreve o desbloqueio do aparelho em 10 passos que foram realizados. O último post do blogueiro coloca o aparelho destravado à venda, mais de 100 posts já foram registrados. O iPhone está sendo leiloado no eBay, com o clamor de ser o segundo celular da Apple destravado no mundo. O preço está fixo em 3,250 dólares.

[via]

Nenhum comentário: