segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Google vai investir em sistema de pagamento por celular

Por Guilherme Gatis

mpayment.jpg"O Tech Crunch levantou a hipótese do Google estar preparando um sistema, provisoriamente chamado de GPay, que revolucionaria a modalidade de pagamento via telefone celular.
Pouco difundido aqui no Brasil, o serviço de Mobile Payment, ou M-Payment, consiste em aproveitar as facilidades de interação e comunicação do telefone celular para fazer pagamentos de bens e serviços, de maneira similar ao funcionamento do cartão de crédito.

A estrutura do M-payment é simples. O estabelecimento comercial deve possuir um telefone previamente cadastrado no banco que efetuará a cobrança. Esse telefone é acionado quando o consumidor pede a conta. Uma mensagem do celular do lojista é enviada para o banco, com o número do celular do cliente.

Ao receber a solicitação o banco envia outra mensagem para o comprador, solicitando a confirmação em duas senhas, uma previamente cadastrada e outra que será enviada por SMS, pra comprovar a legitimidade da transação. Confirmado o saldo, a instituição financeira envia outra SMS para o estabelecimento, autorizando a compra ou serviço.

O que o Tech Crunch apurou é que o gigante das buscas registrou uma patente de um serviço de M-Payment. Seria o GPay o grande diferencial do gPhone, o telefone celular do Google?"

[via]

Nenhum comentário: