terça-feira, 18 de setembro de 2007

Laptop popular?



Os pesquisadores do MIT fizeram mais uma revisão nos preços para produção em massa do chamado laptop de 100 dólares, o projeto One Laptop Per Child. O valor de cada equipamento deve bater os 188 dólares, quase duas vezes a estimativa inicial projetada por Nicholas Negroponte.

Segundo a CNN.com, a mudança reflete flutuações das moedas e o aumento de custos de componentes como o silício e o níquel. O objetivo do projeto, numa primeira etapa, é fornecer 3 milhões de laptops, batizados de XO. Crianças do Brasil, Líbia, Tailândia e Uruguai estão entre os alvos. O laptop tem tela de 7,5 polegadas e roda uma interface gráfica própria sobre o kernel do Linux.

A revista INFO testou um protótipo do XO na edição de março de 2007. Na época, o preço previsto era de 138 dólares. O processador era um Geode, da AMD, de 366 MHz. O micro tinha 128 MB de memória RAM, 512 MB de flash para armazenamento e 1 GB para o software. A versão foi testada em rede Wi-Fi, mas a idéia é se conectar por mesh. No INFOLAB, o micro mostrou-se um tanto lento.

Na matéria, o editor sênior Maurício Grego fez uma comparação entre o XO e o laptop escolar da Intel, o Classmate. E concluiu "comparar as duas máquinas não seria justo, já que o XO está bastante cru e seu preço final ainda não está claro. Neste momento, a superioridade do Classmate é evidente. Mas vai ser preciso esperar que XO fique pronto para se chegar a uma conclusão."

Em entrevista ao INFO Online em julho passado, Mary Lou Jepsen, da OLPC, disse que o preço do XO deve cair para 50 dólares até 2009.

[via]

Nenhum comentário: