terça-feira, 4 de setembro de 2007

Novo padrão para comunicação sem fio

"Tem mais um padrão de transferência de arquivos sem fio começando a brotar nos laboratórios de pesquisa das universidades. O professor Joy Laskar lidera um grupo, no Georgia Electronic Design Center, que trabalha em cima de uma tecnologia mais veloz para a troca de grandes volumes de dados, o caso típico dos vídeos.

Usando uma freqüência não licenciada - a banda de 60 Gigahertz -, o grupo testa a transferência de vídeos em curtas distâncias (de até 10 metros), em aparelhos como media players e tevês. Os pesquisadores já chegaram a atingir velocidades de 15 gigabits por segundo, em distâncias de um metro, o que abre tremendas oportunidades o mercado de entretenimento e para os fabricantes de eletroeletrônicos. A idéia é transferir em segundos toda a biblioteca de músicas ou de vídeos.

A expectativa é que os primeiros chips com a nova tecnologia comecem a equipar dispostivos ainda em 2008. Mas para isso ainda falta a aprovação do IEEE, o Institute of Electrical and Electronics Engineers.

A nova tecnologia disputa um terreno cheio de concorrentes. Além de nomes já consagrados como o Wi-Fi e o Bluetooth, existem ainda outros padrões focados em curtas distâncias como o Zigbee e o UWB, o ultra-wideband. Este último, por exemplo, vem ganhando novos adeptos nos últimos meses. A Toshiba é um dos exemplos. A empresa já anunciou uma linha de notebooks, a R400, que incorpora chips UWB e se comunicam sem fios à docking station. A velocidade nominal máxima, nesse caso, é de 480 Mbps."

[via]

Nenhum comentário: