quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Redes de quarta geração (4G)



Estamos no segundo semestre de 2007 e a ANATEL ainda discute os termos para a licitação das freqüências de terceira geração (3G). Situação bem diferente da China. Xangai, em Fevereiro de 2007, já fazia testes com uma rede de quarta geração (4G). E mais: boa parte da tecnologia envolvida no projeto chinês foi desenvolvida naquele país, fato que gerou mais de 200 patentes desde o início das pesquisas em 2001. E não é só. Além da China, outros países asiáticos já podem sentir o gostinho de navegar por uma rede ultra-rápida através do smartphone. É o caso da Coréia do Sul. Lá já existem aparelhos de 4G.

O modelo de dispositivo móvel coreano funciona sobre uma rede desenvolvida pela Samsung e apoiada por gigantes (como LG e Intel) chamada WiBRO. Mas não se engane. O WiBRO é apenas a marca de um serviço, não o nome da tecnologia. Trata-se, na verdade, do WiMAX operando em 2,3 GHz. Isto explica porque o WiBRO é conhecido como o WiMAX móvel da Coréia.

O smartphone que na Coréia suporta comunicações 4G foi resultado de uma ação conjunta entre LG e a Marvell: o LG KC1. Este modelo possui processador Marvell PXA320 (Monahans) de 800 MHz, tela de 2,8”, 512 MBytes de ROM e 128 MBytes de RAM, Bluetooth e TV digital padrão T-DMB. Além disso roda Windows Mobile 5.0 e usa uma super-bateria de 1940 mA.



[via]

Nenhum comentário: