terça-feira, 23 de outubro de 2007

Taxistas de Nova York fazem greve contra GPS e sistema de pagamento móvel



Um grupo que afirma representar 10 mil taxistas de Nova York entrou em greve nesta segunda-feira (22/10) para protestar contra a adoção obrigatória de aparelhos de localização via GPS (global positioning system) e máquinas de cartão de crédito nos taxis oficiais da cidade, reportou o New York Times.

A prefeitura de Nova York tornou obrigatória para os táxis credenciados a adoção de uma série de tecnologias, que incluem um sistema que traça a rota da corrida automaticamente, um sistema de pagamento eletrônico por cartão de crédito e débito, um monitor posicionado na parte de trás do carro para que o usuário possa ter acesso a notícias e entretenimento e um sistema que permitirá o envio de informações via mensagem de texto.

Porém, os taxistas argumentam que as tecnologias impõem um alto custo e infringem a sua privacidade, além de ser pouco eficazes. Essa é a segunda greve articulada pela associação - a primeira ocorreu em setembro e teve pouca adesão.

No último mês, a associação dos taxistas processou a cidade na Justiça Federal dos Estados Unidos alegando que a obrigatoriedade de instalar os sistemas de localização seria inconstitucional. Em um julgamento em 28 de setembro, um juiz federal se recursou a derubar a lei da prefeitura, alegando que o uso da tecnologia como prestação de serviço era mais importante que a privacidade dos taxistas.

[via]

Nenhum comentário: