quarta-feira, 24 de outubro de 2007

TV no celular amplia rede 3G

No Brasil, a Anatel anunciou que a rede de terceira geração (3G) será licitada em 18 de dezembro deste ano, processo que deve propiciar cobertura celular em todos os municípios até 2010 e primeiro passo para a expansão da internet móvel de alta velocidade.

Enquanto isso, do outro lado do mundo, aparelhos de segunda geração (2G) se tornam peça de museu ou lixo: em agosto, as vendas desses telefones no Japão caíram 93%, para 17 mil unidades.

Em compensação, cerca de 4 milhões de celulares 3G entraram no mercado nesse mesmo mês, um crescimento de 50,7% em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação da Indústria de Tecnologia da Informação e Eletrônicos do Japão.

A entidade atribui o interesse pelo novo sistema ao crescimento de dispositivos habilitados com receptores de canais da TV digital, que totalizavam 11,7 milhões de unidades vendidas no final de julho.

Na última semana, por exemplo, a operadora japonesa KDDI anunciou para novembro uma linha de celulares em cooperação com a Samsung e a Hitachi. Os aparelhos virão com o sintonizador de TV digital 1Seg, presente no PSP (Playstation Portable).

E as discussões em torno das oportunidades que os celulares oferecem terão um palco especial no mês que vem, quando acontece o Mobidec 2007, em Tóquio. Promovido pelo MCF (Fórum de Contéudos Móveis), o evento debaterá temas como publicidade, comércio via celular, TV digital móvel e conteúdo gerado pelo usuário.

Pelo que se vê, em relação à tecnologia celular, o espaço que separa Brasil e Japão é equivalente à distância geográfica entre os dois países.

[via]

Nenhum comentário: