quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Google dispensa GPS para localizar usuários em mapa

Com a ferramenta My Location, antena do celular indica onde a pessoa está.
Margem de erro é de mil metros; novidade ainda está em fase de testes.
Com um telefone celular com conexão à internet, mesmo sem o sistema GPS (Global Positioning System), o Google pode localizar a área em que uma pessoa está, graças à antena do aparelho e às torres de celular. Essa nova função, batizada de My Location, faz parte da nova versão do Google Maps para portáteis -- o serviço está disponível em 20 países, inclusive no Brasil.

A novidade, que ainda está em fase de testes, permite localizar nos mapas do Google o lugar onde um determinado celular se encontra, com uma margem de erro de mil metros. Um vídeo em inglês publicado no YouTube mostra como a tecnologia funciona (veja abaixo ou clique clique aqui para assistir).



Segundo o jornal "The New York Times", o Google registrou as localizações das antenas graças a dados enviados por usuários de telefones com GPS que se conectam à internet, o que permitiu apontar suas posições em um mapa.

Essa ferramenta funciona com smartphones como o BlackBerry, além de aparelhos com os sistemas Windows Mobile ou Symbian. Apesar do anúncio, em um fórum de discussão na web alguns usuários já disseram que ainda não conseguiram fazê-lo operar.

Mesmo que esse programa não seja tão preciso como os aparelhos com GPS, o que possibilita a localização com um metro de margem de erro, ele permite, por exemplo, dar indicações de estradas. Também ajudará a desenvolver um novo sistema de publicidade, uma fonte de receita com a qual o Google, que se posiciona como líder mundial na internet, conta bastante. Assim, quando alguém procurar "pizza" no telefone, todas as pizzarias próximas serão marcadas no mapa.

Segundo a companhia eMarketer, a publicidade móvel representará US$ 16 bilhões em 2011, dez vezes do valor registrado atualmente.

[via]

Nenhum comentário: