terça-feira, 20 de novembro de 2007

Google vai mesmo tornar-se operadora celular, diz Wall Street Journal

Empresa já está testando protótipo avançado de rede celular e poderá dar lance de US$ 4,6 bilhões no leilão de janeiro com dinheiro do próprio caixa, segundo o jornal.

"A Google Inc. causou grande frisson semana passada com seu novo software para celulares. Mas isso pode estar bem aquém das ambições da gigante da Internet na telefonia móvel — que podem incluir sua própria rede celular", dizem Kevin J. Delaney e Amol Sharma em artigo publicado no site do The Wall Street Journal.

Segundo eles, a empresa de Eric Schmidt está se posicionando para comprar um espectro de freqüências de transmissão em leilão da Federal Communications Commission em janeiro. Com tal espectro em mãos, a empresa pode oferecer seus próprios serviços de telefonia móvel e VoIP.

"A Google está preparada para dar sua oferta sem a ajuda de nenhum parceiro, dizem pessoas familiares ao assunto. Ela está trabalhando num plano para financiar a oferta, que pode ser de US$ 4,6 bilhões ou mais e que pode lastrear-se em seu próprio caixa e possivelmente algum dinheiro emprestado", dizem Delaney e Sharma.

Enquanto isso, dizem, a empresa já está testando um protótipo avançado de rede em sua sede em Mountain View, Califórnia, EUA, e angariando experiência que pode vir em boa hora caso vença o leilão e decida tornar-se operadora de telefonia celular, segundo fontes próximas à empresa.

"Tais cenas de bastidores ilustram o quão seriamente a gigante da Internet encara a tentativa de reformular o mundo das redes sem fio. Sua movimentação poderia potencialmente expandir a disponibilidade e diminuir o custo do acesso à Internet em alta velocidade para o consumidor, além de ampliar as aplicações online que podem usar", opinam Delaney e Sharma.

Eles dizem também que a Google está de olho no que foi designado como bloco C, uma fatia do espectro de 700 MHz. "Ela considera também outros blocos disponíveis do espectro, apesar de que eles proveriam apenas cobertura regional ou com algumas limitações. A Google contratou especialistas em teoria dos jogos para ajudar a bolar sua estratégia para o leilão, dizem pessoas familiares com o assunto."

Mais detalhes no artigo completo de Delaney e Sharma.

[via]

Nenhum comentário: