quarta-feira, 5 de março de 2008

Google Gear estréia nos celulares

São Francisco - Plataforma para acesso offline de serviços online é levada aos telefones celulares.

O objetivo do Google de manter aplicações online rodando no navegador mesmo quando não há conexão à internet está se expandindo para onde pode ser mais necessário: aparelhos móveis.

Uma versão da extensão para navegadores Google Gears está disponível para desenvolvedores, de acordo com um post publicado no blog Google Mobile Product Manager assinado por Charles Wiles.

Até agora, apenas a extensão para o Microsoft Internet Explorer Mobile nos sistemas Windows Mobile 5 e 6, mas haverá versões para outras plataformas, incluindo o próprio Android, do Google, Wiles escreveu.

O Google Gears ainda está em beta e permite que usuários continuem a usar serviços online mesmo quando não há conexão. Dados e documentos são salvados no aparelho para que usuários possam trabalhar com eles.

O Gears já está disponível para desktops e notebooks, com versões para o Internet Explorer no Windows XP e VIsta e para o Firefox no Windows XP e Vista, Mac OS X e Linux.

Mesmo que usuários de laptops usem o serviço com freqüência pela ainda falha distribuição de redes sem fio, donos de celulares ficam à merce da cobertura oferecidas por operadoras, limitando o uso de aplicativos online.

Ao usar o Gear para guardar documentos no aparelho, desenvolvedores podem criar aplicações que não apenas estejam disponíveis offline como também dêem respostas melhores em atrasos da rede, afirmou o Google.

Usuários podem baixar o Google Gears for Mobile, enquanto desenvolvedores podem baixar a API para acrescentar seus próprios softwares.

Os serviços Buxfer, de finanças pessoais e Zoho, de edições de texto, planilhas e apresentações online, já afirmaram estar trabalhando sobre versões próprias para o Google Gears for Mobile.
Stephen Lawson, editor do IDG News Service, de São Francisco.

[via]

Nenhum comentário: