quarta-feira, 5 de março de 2008

Microsoft fecha acordo com Nokia para levar Silverlight a celulares

Nova York - Nokia deve apresentar um beta de celulares rodando o plug-in para aplicações ricas na web que rivaliza com o Flash nesta semana.

Como parte da tentativa de tornar a tecnologia Silverlight uma rival à altura do Flash, a Microsoft está fechando alianças para promover o formato, entre elas um acordo com a Nokia para levá-lo aos celulares.

O Silverligh é um plug-in que permite aos desenvolvedores criar aplicações ricas para a internet e rodá-las a partir do navegador.

No evento MIX 2008, a Nokia deve apresentar um programa beta rodando o Silverlight em aparelhos das Series 60 e Series 40, além de demonstrar aplicações feitas para o Silverlight funcionando nos aparelhos.

Até o final do ano, a Nokia planeja vender aparelhos com a tecnologia embutida, começando com modelos Series 60, segundo Tom Honeybone, diretor sênior da divisão de desenvolvimento da Microsoft. Modelos Series 40 com o Silverlight devem aparecer em seguida.

A Microsoft também planeja colocar um programa para rodar o Silverlight em plataformas Windows Mobile, mas a Nokia foi escolhida para iniciar a ofensiva móvel por sua posição de destaque no mercado de aparelhos celulares.

A companhia está criando um kit de portabilidade para que o Silverlight possa ser transportado do ambiente do desktop para o celular. O kit estará disponível para outros fabricantes, disse Honeybone.

A Microsoft lançou o Silverlight 1.0 em setembro de 2007 e promete a versão 2 da tecnologia para o primeiro trimestre deste ano.

[via]

Nenhum comentário: