quarta-feira, 30 de abril de 2008

Celular recebe imagens de diagnóstico médico


SÃO PAULO – A Universidade da Califórnia (EUA) desenvolveu um equipamento que usa o celular para receber imagens médicas de forma mais barata.

“Nosso sistema tornaria a tecnologia de imagens mais barata e acessível para as populações que não são assistidas por ela”, afirma Boris Rubinsky, professor de bioengenharia e engenharia mecânica da Universidade da Califórnia, Berkeley, que lidera a pesquisa.

A maioria dos dispositivos tradicionais de diagnóstico por imagem apresenta três componentes essenciais: o hardware de aquisição de dados que tem contato com o paciente, o software de processamento de imagens e um monitor para exibir a imagem. Este sistema tradicional custa de 10 mil dólares, mas com nova técnica pode ficar muito econômico, segundo Rubinsky.

A idéia dos pesquisadores foi separar os componentes fisicamente, de forma que o mais complicado deles – o software de processamento – pode ficar em um local remoto, de preferência um centro onde os recursos para operação e manutenção estão disponíveis em abundância. Este centro receberia informações de diversos pacientes remotamente.

A transmissão de dados ficará por conta de um celular, conectado a um scanner portátil que substituirá o hardware de aquisição de dados eletromagnético. O centro processaria as informações e mandaria a imagem de volta pela rede de celular. O dispositivo móvel irá exibir as imagens no seu visor.

A nova técnica está descrita na publicação científica Public Libery of Science ONE (PLoS ONE), na edição de 30 de abril.

De acordo com a World Health Organization (WHO – Organização Mundial de Saúde), três quartos da população não tem acesso a ultrassom, raio-X, ressonância magnética e outras tecnologias de imagem utilizadas na medicina.

[via]

Nenhum comentário: