sábado, 12 de abril de 2008

Opera oferece prévia de browser para celulares com Android



A Opera lançou uma versão prévia técnica de seu mini browser para celulares na plataforma Android, do Google, em seu web site, nesta quinta-feira (10/04). A empresa também lançou um kit de desenvolvimento de software para o novo browser.

Os desenvolvedores podem testar o browser e enviar suas sugestões antes que a Opera lance a versão beta do navegador.

No blog da companhia, o gerente de relacionamento com desenvolvedores, Chris Mills, explicou as razões para a criação de um browser para o Android, bem como as particularidades e os desafios de escrever no código da plataforma móvel do Google.

Como a plataforma é recente, na avaliação de Mills, "ainda não há muita informação disponível na internet a respeito, e a comunidade, embora atenciosa, ainda está em estágio inicial de desenvolvimento."

O Google lançou a plataforma Android em novembro, incluindo sistema operacional, middleware e aplicações para dispositivos móveis. Até o momento, as empresas HTC, Motorola, Samsung e LG estão entre os fabricantes de celulares que devem criar aparelhos que rodem o Android. As operadoras Sprint Nextel, T-Mobile e AT&T se comprometeram a oferecer serviços para os celulares com o Android.

Mais de 40 milhões de pessoas usam o browser Opera Mini, segundo a Opera. O navegador pode rodar em sistemas como Symbian OS, Windows Mobile, Palm OS, BlackBerry OS, Samsung SHP e Motorola P2K.

[via]

Nenhum comentário: