terça-feira, 29 de julho de 2008

Mobile codes

Um dos problemas com os smartphones com teclado numérico é a dificuldade em digitar links, endereços de e-mails e outras informações. Este é possivelmente um dos fatores que limita o uso dos aparelhos para navegação e outras funções.

Uma solução inteligente para o problema é o uso de mobile codes, códigos de barra bidimensionais que podem incluir links, endereços de e-mail ou mesmo pequenos blocos de texto:



O mobile code é capturado usando a câmera do smartphone, através de um leitor instalado, que exibe a informação e oferece uma ação relacionada a ela (abrir no navegador, adicionar aos contatos, etc.).


Este sistema ja é usado em alguns sites móveis para facilitar o acesso aos links. No caso do symbian-freeware, por exemplo, os códigos são incluídos na barra lateral das páginas de downloads, permitindo que você instale os aplicativos capturando o mobile code, em vez de precisar digitar a URL. Não é difícil imaginar que os códigos possam ser impressos em anúncios, cartões de visitas, embalagens de produtos e assim por diante.



Se você tem um Nokia N80, o software de captura já vem pré-instalado. Para outros smartphones , com câmera, você pode instalar o Kawa Reader, disponível http://reader.kaywa.com.

Para criar os códigos, uma opção rápida é usar esta página da Nokia, que gera as imagens diretamente:

http://mobilecodes.nokia.com/

Não existe realmente um limite para o número de caracteres que é possível incluir no código de barras, mas, naturalmente, quanto maior o volume de informações, mais complexa fica a imagem, dificultando a leitura. A recomendação geral é criar códigos com até 60 caracteres, o que é suficiente para as informações de um cartão de visitas, por exemplo.

[via]

Nenhum comentário: