terça-feira, 5 de agosto de 2008

Linux vai liderar segmento de dispositivos portáteis de internet, prevê ABI

São Paulo - Até 2013, sistema operacional de código aberto estará presente em 50 milhões de unidades vendidas por ano, estima empresa de pesquisas.

O sistema operacional Linux tem tudo para dominar o mercado de dispositivos móveis de acesso à internet (MID). A opinião é da empresa de pesquisas ABI Research que estima a venda de 50 milhões de unidades por ano até 2013.

Para a empresa, o mercado é o primeiro em que todos os sistemas operacionais disponíveis começam no mesmo patamar, ou seja, nenhum deles conta com uma história prévia, como no caso dos smartphones.

Neste cenário, distribuições como Moblin, LiMo e Maemo devem ganhar a maior fatia do mercado. A flexibilidade, as possibilidades de customização e os custos, de acordo com Stuart Carlaw, vice-presidente e diretor de pesquisas da ABI, dão uma boa vantagem para o Linux em comparação ao Windows Mobile.

Segundo Carlaw, a Maemo já está bem posicionada graças ao patrocínio da Nokia; o Moblin deve se beneficiar da integração com a plataforma Atom, da Intel; e o LiMo, uma iniciativa que envolve diversos fabricantes, começa a se voltar para o segmento.

[via]

Nenhum comentário: