sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Futuro da TIM

Duas notícias relacionadas à operadora...





TIM revela planos para lançar iPhone no Brasil junto a outras operadoras

São Paulo - Operadora pretende que o lançamento do iPhone 3G seja simultâneo a outras empresas com contrato assinado com a Apple.

Durante a conferência de divulgação de resultados da Tim na tarde de ontem (07), o presidente da operadora, Mario Cesar Pereira de Araújo, disse que a TIM está negociando com a Apple para lançar o iPhone 3G junto com outras operadoras no Brasil que tenham contrato assinado com a empresa de Steve Jobs.

"Estamos negociando com a Apple para entrar junto no lançamento no Brasil. Nosso objetivo é que a Apple faça o lançamento com todas as operadoras que tiverem contrato assinado", afirmou o executivo.

Por enquanto, a Tim é a única das três operadoras que prometeram trazer o iPhone 3G ao Brasil que não aparece como credenciada pela Apple em seu site. Claro e Vivo dizem não ter previsão de lançamento do produto.

[via]

TIM tem prejuízo de R$ 34,1 mi no 2º trimestre e substitui diretores


São Paulo - Presidente da companhia, Mario Cesar Pereira de Araújo, passa a acumular funções de diretor geral e diretor presidente da TIM.

A TIM encerrou o segundo trimestre de 2008 com prejuízo líquido de 34,1 milhões de reais e deu início a mudanças na composição de sua diretoria.

De cara, dois executivos foram substituídos. O diretor financeiro e de relações com investidores, Gianandrea Castelli Rivolta, deixa o cargo, dando lugar a Claudio Zezza. O diretor de recursos humanos será Beniamino Bimonte, substituindo Orlando Lopes Junior.

O presidente da companhia, Mario Cesar Pereira de Araújo, passará a ocupar, cumulativamente, o cargo de diretor geral e diretor presidente da companhia. A intenção é que o cargo de diretor geral deixe de existir. Haverá um COO, Guglielmo Noya (cujo nome ainda deverá ser aprovado pelo conselho da companhia), e um CTO, que é o Antonino Ruggiero - ambos responderão diretamente ao presidente da empresa.

Interinamente, até que Cláudio Zezza assuma as funções de diretor financeiro, Araújo também responderá pelo cargo. A diretora jurídica da empresa, Lara Ribeiro Piau Marques ocupará, interinamente, a diretoria de RH, até que Bimonte ocupe o cargo.

A previsão é que em aproximadamente 40 dias os dois executivos estejam exercendo suas funções. Este é o prazo estimado por Araújo para que eles obtenham a documentação referente a visto de trabalho no Brasil, já que ambos são italianos.

Araújo descartou demissões na empresa devido à nova estrutura organizacional. Segundo ele, a troca de executivos é "natural em uma empresa multinacional". "É um ajuste natural, uma readequação de perfis", diz o executivo. A mudança estrutural ainda tem que ser aprovada em assembléia.

De acordo com a área de comunicação da TIM, as mudanças são resultado do processo de reestruturação anunciado três meses atrás.

Prejuízo no período menor do que no 1º tri
O prejuízo líquido de 34,1 milhões de reais no segundo trimestre é melhor do que o resultado negativo de 107,9 milhões de reais registrado nos primeiros três meses do ano, mas inferior ao lucro de 34 milhões de reais obtidos no mesmo período de 2007.

A empresa registrou receita líquida de 3.186 milhões de reais no período, valor 4,1% acima do segundo trimestre do ano passado e 6,5% maior do que o primeiro trimestre de 2008. A receita líquida de serviços chegou a 2.971 milhões de reais, 4,7% maior que o trimestre anterior e 6,8% acima do resultado obtido no segundo trimestre de 2007.

O EBITDA (resultado operacional antes do resultado financeiro, impostos, depreciações e amortizações) totalizou 636,7 milhões de reais, 101,3 milhões de reais acima do registrado no primeiro trimestre do ano, quando foi 535,4 milhões de reais. A margem EBITDA atingiu 20% no período, maior do que a registrada nos primeiros três meses do ano (17,9%), mas inferior ao segundo trimestre de 2007 (24,3%).

A receita com serviços de valor agregado (VAS) representam 10% da receita bruta de serviços da empresa no período, contra 7% do segundo trimestre de 2007 e 8% do primeiro trimestre deste ano. A TIM registrou resultado de 397 milhões de reais com VAS.

Dos 3,6 bilhões de reais previstos para investimentos ao longo de 2008, a empresa já usou 1,9 bilhão reais. Dessa forma, ao longo do segundo semestre, os recursos para investimentos totalizarão 1,7 bilhão de reais.

A empresa reviu projeções para o ano, adotando uma posição mais conservadora. A estimativa é que o crescimento anual da receita líquida seja acima de 7%, contra os 9% anteriormente anunciados. A margem EBITDA deve ficar entre 22% e 22,5%. A previsão anterior era 23%.

[via]

Nenhum comentário: