segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mais de 32 mi smartphones vendidos; Nokia tem quase 50% do setor

O setor de smartphones vendeu 32,2 milhões de unidades durante o segundo trimestre, aumento de 15,7% em relação ao mesmo período em 2007, segundo dados do Gartner revelados nesta segunda-feira (08/09).

A Nokia manteve sua larga liderança no setor, com 15,2 milhões de unidades vendidas, o que lhe deu participação de 47,5%. A RIM, responsável pelo BlackBerry, aparece na segunda posição, com crescimento de 126% em suas vendas, que atingiram 5,5 milhões.

Grande destaque do ranking, a HTC aparece em terceiro após fechar o primeiro trimestre em sétimo, graças ao crescimento de 119% nas vendas, que totalizaram 1,3 milhão de aparelhos. O crescimento tem relação com o ótimo desempenho da linha Touch no mercado mundial.

Em quarto lugar, aparece a Sharp, que, com 1,3 milhão de smartphones comercializados, teve decréscimo de 41,6% no período.

A participação da Apple no período caiu dos 5,3% registrados no primeiro trimestre do ano para 2,8%, em razão principalmente da limpeza de estoque que a Apple promoveu entre suas lojas para que o iPhone 3G fosse lançado, em junho.

Entre os sistemas operacionais, o líder Symbian ficou estável enquanto rivais diretos, como o sistema do BlackBerry e o Mac OS usado dentro do iPhone, cresceram 126% e 230%, respectivamente.

Roberta Cozza, analista do Gartnet, afirma que a Nokia precisará apresentar mais variações de design entre os seus modelos da Nseries para se manter competitiva.

"A introdução de um smartphone com tela sensível a toque no segundo semestre será um teste à capacidade da empresa de mostrar diferenciação e inovação", segundo ela.

Nenhum comentário: