quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vivo testa rede 3G no padrão WCDMA

SÃO PAULO - A Vivo iniciou os testes de uma nova rede de telefonia móvel de terceira geração.

Com declarados 500 mil clientes de banda larga móvel, graças ao serviço que já mantinha desde 2004 - ainda na rede CDMA - e à compra da Telemig Celular, a Vivo está testando com alguns clientes a nova rede 3G a partir ds licenças compradas no final de 2007.

O presidente da companhia, Roberto Lima, explica que os testes não estão sendo feitos em todo o país, "mas em todas as cidades em que iremos lançar o serviço, e isso é muito mais que as capitais", afirmou.

Ele citou, por exemplo, o interior de Estados como São Paulo e Bahia, assim como regiões em que a companhia vê potencial para lançar o celular 3G.

A Vivo, maior operadora do país em número de assinantes, será a última entre as grandes a ingressar na terceira geração pelo padrão WCDMA, ainda que hoje controle a Telemig Celular. Ela ainda faz segredos da data, mas Lima afirmou que será "este ano".

Claro e Telemig foram as primeiras a lançar suas redes 3G, em novembro de 2007, seguidas pelas demais operadoras. Hoje, a rede 3G da Claro cobre 71 municípios, enquanto a da Telemig Celular está na capital Belo Horizonte (MG).

No mês passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, pela primeira vez, os números de assinantes pelo padrão WCDMA, que em julho era de 776 mil pessoas. Além de Telemig e Claro, já ingressaram na terceira geração TIM, Oi e Brasil Telecom.

[via Plantão Info]

Nenhum comentário: