quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Serviços Google registra patente para mudança automática de operadora em celulares

O Google não pára de surpreender...
O Google traçou um plano para permitir que usuários troquem de operadora diversas vezes ao dia sem as taxas referentes em uma patente oficializada em março de 2007 mas publicada pelo Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos apenas nesta semana.

O sistema exigiria que usuários finais tivessem aparelhos que usam diferentes tipos de redes, incluindo Wi-Fi e várias tecnologias incompatíveis de telefonia celular assim como redes de múltiplas operadoras.

Em um cenário descrito pela aplicação, um usuário com o aparelho pode encontrar a opção mais barata para conetividade em todas as situações. Em casa, o aparelho se conectaria a uma rede Wi-Fi. Enquanto, fora de casa, o usuário poderia escolher sua rede celular por meio de leilões instantâneos. O aparelho mudaria automaticamente para a rede com os melhores preços sem interromper a chamada ou a conexão de dados.

No aparelho, um programa entraria em contato com cada rede disponível individualmente ou poderia se comunicar com um servidor central que lida com asnegociações com cada provedor.

O usuário poderia definir parâmetros não apenas baseados em preços. "Além de preço, a seleção de dos provedores de telecomunicações podem ser escolhidos baseados na banda máxima oferecida, melhor cobertura ou combinações de opções", diz o patente.

Porções da proposta do Google já estão disponíveis em provedores no mercado, mas o gigante de busca tem dificuldade de implementar uma visão mais ampla da tecnologia pela dificuldade imposta pelas operadoras para entrar no programa.

A T-Mobile atualmente oferece um telefone que automaticamente alterna entre a rede pública e o Wi-Fi doméstico quando o usuário está em casa.

O Google, porém, alega que este tipo de oferta tem limitações. "Geralmente, no entanto, tal sistema é limitado aos serviços oferecidos e pela maneira que a operadora o faz", diz o documento.

Caso o Google tente implementar o sistema, as operadoras não deverão demonstrar muito interesse em se juntar. Empresas do setor tipicamente tentam prender o consumidor em suas redes para receber um faturamento regular a partir de seus aparelhos. O plano do Google tornaria mais fácil a transferência de chamadas e os ganhos de outras operadoras que ofereçam os melhores preços.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: