quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Operadoras não atenderão à demanda por 3G

SÃO PAULO - Mais da metade das empresas brasileiras acredita que as operadoras não estão preparadas o tráfego de dados 3G.

Uma pesquisa realizada pela IDC e a Tellabs mostra que 55% das companhias brasileiras temem que a alta procura por banda larga sem fio prejudique os serviços das operadoras de telefonia.

De acordo com Vinicius Caetano, analista de telecom da IDC, os resultados do estudo mostram que, apesar de as companhias acreditarem no sucesso do 3G no Brasil, as operadoras têm sérios problemas de infra-estrutura que precisam ser resolvidos rapidamente.

A adoção do 3G pelas empresas, no entanto, já está avançada no país. Dos executivos entrevistados, 56% disseram que ao menos uma dessas tecnologias já está disponível nas suas empresas e 23% afirmaram que serão adotadas nos próximos anos. Os que não têm planos de implementar essas tecnologias responderam por 20% dos consultados.

Outro dado que reforça esse otimismo é que 80% das empresas acreditam que os smartphones 3G serão a principal aposta tecnológica para os próximos anos. Em relação ao tráfego de dados, os entrevistados disseram que o acesso à internet e à TV serão os serviços grande consumidores de banda.

A pesquisa foi realizada com 471 profissionais de telecom durante a Futurecom, principal evento do país, que ocorreu na semana passada.

[via PlantãoInfo]

Nenhum comentário: