quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Smartphone com tela dobrável


Taipé - Tela flexível que chega a 5 polegadas e se baseia na tecnologia TFT é demonstrada em smartphone e deve chegar ao mercado em 2009.

Pesquisadores do Industrial Technology Research Institute (ITRI) de Taiwan revelaram nesta sexta-feira (21/11) um smartphone com tela flexível que permite dobrar seu tamanho, chegando a 5 polegadas.

O protótipo de smatphone, desenvolvido como mostruário para a tela, é estilizado como outros smartphones e abre mostrando o teclado. O que os usuários estão utilizando no momento é mostrado apenas na metade de cima do display. A parte restante da tela é escondida sob o teclado e pode ser aberta sempre que o usuário quiser.

Para permitir a dobra, há uma faixa flexível de um centímetro no centro da dela.

Os pesquisadores desenvolveram a tecnologia Thin Film Transistor Electrophoretic Display (TFT-EPD) com smartphones em mente. Atualmente o único tamanho de tela disponível é a de 5 polegadas, mas eles estão trabalhando para desenvolver outros tamanhos.

A tecnologia de tela flexível oferece novas possibilidades para fabricantes de celulares, uma consideração importante no momento em que as empresas estão procurando desenvolver mais MIDs, netbooks, smartphones e outros gadgets portáteis. Muitas companhias dizem que descobrir o tamanho certo da tela é a chave para que as pessoas naveguem mais na internet ou assistam filmes no aparelho. A tecnologia estará pronta para o mercado no ano que vem.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: