quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Brasil terá 3 milhões de usuários de redes 3G HSPA em 2009, diz 3G Americas


São Paulo - Acesso a redes 3G de alta velocidade soma entre 1,6 milhão e 1,8 milhão de brasileiros atualmente, diz associação 3G Americas.

Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 3G Americas, prevê que o número de assinantes 3G que utilizam a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) no Brasil chegará a pelo menos 3 milhões no fim de 2009. Atualmente, há cerca de 1,6 milhão a 1,8 milhão de usuários dessa tecnologia no País.

"Hoje em dia há quase 3 milhões de assinantes HSPA na América Latina e, destes, mais da metade, 60%, é contribuição do Brasil", afirma o representante da associação que reúne fabricantes e provedores de serviços de telecomunicações.

De acordo com Rojas, o HSPA tomou impulso no Brasil este ano, quando todas as operadoras com atuação no País lançaram suas redes 3G.

O executivo acredita que em 2009 haverá maior competição entre as operadoras móveis, não só para conquistar novos clientes, mas, principalmente, para reter os bons assinantes. E, na opinião do presidente da 3G Américas, as operadoras deverão ser criativas para alcançar bons resultados neste sentido.

"A portabilidade numérica vai trazer uma nova situação. A briga vai ser muito forte e talvez seja muito importante cobertura, portifólio de aparelhos e os preços, mas achamos que talvez o operador que traga para o mercado conteúdo e aplicações mais interessantes possivelmente poderá atrair assinantes de outras operadoras", analisa Rojas.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: