quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Projeto libera comércio de pulseiras GPS

"Por que pulseiras e tornozeleiras, e não sapatos?"

Um projeto de lei, aprovado por uma comissão do Congresso, permite a criação de um comércio de pulseiras para humanos com localizador GPS.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e ainda deve ser votado pelo plenário da Câmara e Senado. O texto permite que integradores vendam livremente pulseiras e tornozeleiras com navegador GPS embutido para uso em seres humanos.

A idéia é que teles e fabricantes de hardware criem produtos para uso em idosos, portadores de deficiência e pessoas com histórico de desapacerimento. O objetivo do projeto, segundo seu autor, o deputado catarinense Valdir Colatto (PMDB), é ampliar as formas de localização humana em benefício da proteção à vida.

Produtos para localização humana geram controvérsia pois, uma vez instalada uma pulseira do tipo, o cidadão que a recebe fica totalmente vulnerável ao monitoramento de seu tutor.

Para os adversários da idéia, o projeto abre uma brecha perigosa para invadir a privacidade de pessoas que não precisam ser tuteladas.

[via PlantãoInfo]

Nenhum comentário: