terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RFID à prova de clonagem

A fabricante Verayo acaba de lançar o primeiro chip de RFID à prova de clonagem. O Vera X512H RFID é baseado em uma descoberta recente, chamada de Physical Unclonable Functions (algo como funções físicas inclonáveis, em inglês). Trata-se de uma espécie de DNA eletrônico, uma impressão digital do chip que impede a sua clonagem.

Chips de RFID são usados hoje em pedágios de estradas e supermercados. Eles se comunicam por ondas de rádio com aparelhos eletrônicos que autorizam a passagem de um carro ou fazem a contagem do estoque da loja, por exemplo. Versões comuns desses chips são facilmente clonáveis, pois os dados contidos em um pode ser transferido para outro. A nova tecnologia tem um forte mecanismo de autenticação que impede a simulação de identidade de um chip, mesmo se os seus dados tiverem sido copiados do alvo da clonagem (saiba mais aqui).

O novo chip será apresentado nesta quarta-feira (10/9) na Conferência Mundial de RFID, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Depois disso, será a hora de colocar à prova essa segurança toda. Não há nada que um hacker goste mais do que um desafio. E, como bem lembra o CrunchGear, toda tecnologia tem o seu ponto fraco. É só uma questão de saber onde ele fica.

[via Tecneira]

Nenhum comentário: