sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Uso do Wi-Fi cresce exponencialmente, mostra pesquisa


Uma pesquisa realizada pela empresa de publicidade em celulares AdMob apontou que o uso de conexões Wi-Fi para acessar à web está crescendo exponencialmente.

Só em janeiro deste ano, a AdMob contabilizou 6,5 bilhões de conexões à web via padrão Wi-Fi. O número é 9% maior que o apontado em dezembro de 2008.

Ao mesmo tempo, o número de conexões registradas por tecnologias que usam cabos, como fibra óptica e ADSL diminuíram no mundo.

A AdMob afirma que a mudança é uma tendência nos mercados centrais, como Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental e que deve se confirmar também nos países emergentes, como o Brasil.

Segundo este raciocínio, será cada vez mais baixo o número de dispositivos acessando à web por meio de conexões com cabos. Já as conexões por Wi-Fi devem manter a curva ascendente, prevê a AdMob.

O mesmo estudo atribui à popularização dos smartphones com suporte a Wi-Fi o boom. A AdMob avalia, ainda, que quem possui um celular com Wi-Fi navega sempre que encontra uma rede disponível. O mesmo comportamento não se verifica quando a pesquisa olha para as redes 3G.

Apesar da explosão de aparelhos que suportam 3G, o número de conexões à web por este método cresce em ritmo lento.

A principal conclusão da pesquisa é que ainda é muito caro navegar em redes de terceira geração, o que faz os usuários preferirem fazê-lo com moderação.

[via Plantão Info]

Um comentário:

Anônimo disse...

Como discutido em sala de aula várias vezes, a tendência é esta, não tem como fugir. Eu não tenho um modem 3G comigo ainda pelo preço cobrado, mas onde tem Wi-Fi disponível, eu acesso com meu iPod ou notebook.

Em casa, já estou com medo de meu roteador (um simples D-Link) não aguentar, pois apesar de ser privado (somente em casa), tenho 3 dispositivos móveis acessando ele via wireless e 4 dispositivos imóveis (se é que pode chamá-los assim) acessando via cabo.

Minha vontade mesmo era deixar tudo acessando sem fio =D