quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Verizon começa a implantar rede LTE nos EUA ainda este ano

A Verizon começará a implantar sua rede LTE (Long-Term Evolution) em duas cidades dos Estados Unidos ainda este ano, e deve promover expansão para 25 a 30 mercados em 2010. A rede será construída com equipamentos de rádio da Alcatel-Lucent e da Ericsson, anunciou a operadora nesta quarta-feira (18/02).

As tentativas com a LTE, que a Verizon promoveu com a Vodafone na Europa e nos EUA, mostraram velocidades de até 80 Mbps, afirma o vice-presidente executivo da Verizon, Dick Lynch.

O que mais importa, segundo Lynch, é a velocidade média, ainda desconhecida. Os primeiros usuários da LTE serão donos de laptops, e o executivo espera que os primeiros smartphones com a tecnologia sejam lançados em meados de 2011.

“Eu acho que a LTE é a oportunidade da indústria oferecer todos os tipos de dispositivos com capacidades wireless”, afirma Lynch. “Eu seria um fotógrafo muito feliz se conseguisse, por exemplo, ter uma câmera que monitorasse os dados em meu cartão de memória e os enviasse para 'as nuvens' ou para meu PC”.

O custo da tecnologia ainda não foi definido, mas será baseado no consumo. Atualmente, a Verizon tem pacotes de 50 MB e 5 GB.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: