sexta-feira, 6 de março de 2009

100 novas operadoras lançarão serviços WiMax em 2009

São Francisco – Órgão afirma que crise freará lançamento de serviços, mas estima que 430 milhões de pessoas pelo mundo já podem usar WiMax.

A cobertura da tecnologia WiMax deverá ser ampliada em 2009 por cerca de 100 novas operadoras que oferecerão serviços comerciais do tipo, segundo estimativa divulgada pelo WiMax Forum nesta sexta-feira (06/03).

Citado originalmente na InformationWeek norte-americana, o número foi confirmado pela diretora de marketing do fórum, Scenna Tabesh. "Esta é uma estimativa que nós firmemente confirmamos", afirmou ela.

Além disto, os serviços comerciais de WiMax lançados por operadoras no mundo todo dobraram em 2008, segundo o fórum. Neste ano, a crise econômica está limitando o número de lançamentos, algo que fez Tabesh classificar a estimativa do fórum de "cuidadosamente otimista".

O fórum estima que cerca de 430 milhões de pessoas já vivem em áreas cobertas pela tecnologia WiMax, e esse número deverá quase dobrar, para 800 milhões de pessoas, até o final de 2010.

Ainda que o fórum atualmente liste 63 operadoras norte-americanas com serviços do tipo, apenas duas grandes cidades, Baltimore e Portland, têm cobertura significativa de redes WiMax.

"Nos Estados Unidos, existem poucas entidades que possuem a maioria do espectro usado para WiMax", o que desafia novos empreendimentos de forma técnica e corporativa, explica ela.

[via IDGNow]

Nenhum comentário: