terça-feira, 10 de março de 2009

O fim do Controle Remoto por Infravermelho?

Segundo o blog Gadiguetes, um consórcio de fabricantes está fechando as especificações para a nova geração de controles remotos via ondas de rádio. O consórcio promete que o padrão estará na maioria dos controles remotos já no início de 2010.

Ainda segundo o blog, "o sistema vai permitir que você utilize o controle remoto fora do cômodo onde está instalado o bendito aparelho. Você poderá, por exemplo, instalar seu aparelho de som na sala mas controlá-lo da cozinha, onde há uma caixa de som, por exemplo. Será possível também criar controles universais mais úteis, embutidos em paredes e com funções mais interessantes também".

O sistema é baseado na tecnologia ZigBee, já utilizada em outros tipos de gadiguetes, a uma frequência de 2.4GHz. Como o tempo de resposta será bem menor (5ms em média contra 100ms) aplicações para navegar na internet serão mais agradáveis.

2 comentários:

Alex Coqueiro disse...

excelente blog de mobilidade.

Eu tenho um blog de portal que tem algumas infos de mobilidade tb.

http://portal-ibm.blogspot.com

Anônimo disse...

Caramba! Agora minha cabeça explodiu! Daria para fazer ótimos projetos de pesquisa e testes aplicados integrando os aparelhos eletrônicos do lar. =D