Os serviços de banda larga 3G representaram 32% (13.732) das reclamações sobre telefonia registradas de janeiro a maio deste ano. Em relação ao segundo semestre de 2008, o volume aumentou 95%, revela o site Reclame Aqui, serviço que abre espaço para a defesa de consumidores na internet.
Serviços de telefonia móvel e fixa registraram 42.890 reclamações de consumidores online entre janeiro e maio deste ano, um crescimento de 192,2% em relação ao total de 14.678 reclamações registradas de janeiro a maio de 2008.
Mais sobre a pesquisa
O segmento de telefonia móvel registrou 78% das reclamações (33.454) contabilizadas no ReclameAqui. A operadora TIM ficou em primeiro lugar com 31% das reclamações, a Claro foi alvo de 22% dos registros, a Vivo ficou em terceiro, com 20% das reclamações, e a Oi, na quarta posição, recebeu 14% das reclamações.
A velocidade de contratação dos planos 3G recebe o maior volume de reclamações em telefonia móvel (39%). Em segundo lugar, estão reclamações sobre planos de minutos com bônus (22%) e em terceiro, ofertas de chamadas com taxas reduzidas (12%).
No setor de telefonia fixa, que representou 22% das reclamações registradas pelo site (9.436 no total), a Telefônica liderou o volume de reclamações, em 39% dos casos, seguida pela Brasil Telecom (31%), Embratel (14%), GVT (8%) e outras (8%).
Os dados também devem considerar o crescimento no volume de usuários cadastrados do Reclame Aqui, que saltou de 372 mil, em maio de 2008, para mais de 1,48 milhão em maio do ano passado. O serviço foi criado em 2005.
[via IDGNow]
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Banda larga 3G representa 32% das reclamações de telefonia em 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário