terça-feira, 5 de maio de 2009

Com oferta pré-WiMax, Intelig complementa portfólio da TIM

A oferta do serviço "pré-WiMax" da Intelig complementa o portfólio da TIM, que adquiriu recentemente a operadora, uma vez que, por hora, a empresa italiana oferece serviços de conectividade para empresas por meio de sua solução de terceira geração. Vale lembrar que, para se concretizar, negócio precisa do aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

"Hoje, a TIM trabalha com uma solução de internet 3G com acesso assimétrico, focada em pequenas empresas ou em acesso residencial. A gente está focando em outro público, que a TIM não atende", diz Alexandre Dal Forno, diretor de produtos da Intelig.

O foco da oferta da Intelig são clientes que necessitam de exclusividade de banda, sejam grandes empresas ou pequenas. Isso porque o produto oferece a mesma velocidade de upload e de download, segundo Dal Forno.

"Nossa estratégia não é concorrer com banda larga ADSL ou 3G. Oferecemos IP dedicado, a banda é exclusiva daquele cliente, diferente das soluções ADSL e 3G", ressalta o executivo.

A solução é oferecida em três velocidades: 1Mbps, 2Mbps e 3Mbps, com preços a partir de 1 mil reais, até 2 mil reais. O produto é oferecido em parceria com as empresas MTEL e Bull, que detêm a infraestrutura de WiMax. A Intelig aluga desses parceiros a rede para prover o acesso, tal como fazia ao alugar o acesso à última milha das tradicionais operadoras de telecomunicações.

Com o modelo de parceria, a Intelig conseguiu reduzir a necessidade de investimento e, consequentemente, o preço da solução, ganhando condições de competir no mercado corporativo. "A solução veio para fazer com que a gente voltasse a ter oferta de internet dedicada com preços competitivos com o mercado. Como empresa espelho, tivemos grande dificuldade de inserção no mercado corporativo por conta da última milha", informa Dal Forno.

O produto é batizado de "pré-Wimax" porque é oferecido em uma frequência não-licenciada pela Anatel, o que, consequentemente, aumenta a possibilidade de interferência. No entanto, Dal Forno garante que a tecnologia usada na oferta reduz as chances de interferência. "O que se faz é trabalhar com banda maior, expurgando o excesso de ruído", explica.

A oferta está disponível em três cidades: Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e, de acordo com o executivo da Intelig, 10 clientes estão usando o produto atualmente. A meta para este ano é atingir uma base de 500 assinantes e, até junto, estar em nove cidades brasileiras.

[via Computer World]

Nenhum comentário: