quarta-feira, 17 de junho de 2009

iPhone e outros smartphones com processador dual-core em 2010?


A ARM, a produtora de chips utilizados na maior parte do smartphones atuais, afirmou recentemente que fabricantes lançarão os primeiros aparelhos com processadores dotados de mais de um núcleo no ano que vem. O Palm Pre utiliza um processador baseado na atual geração do Cortex A8, assim como o iPhone 3G S também utiliza uma versão própria baseada no design deste chip.

“Você com certeza verá aparelhos sendo distribuídos com um dual-core A9 em 2010″, afirmou James Bruce, gerente do segmento wireless da ARM, durante uma entrevista esta semana. “O A8 é apenas single-core, enquanto o A9 será dual-core, chegando a até quad-core, dando aos smartphones uma ganho de performance ainda maior.”

O ARM Cortex A9 diminuirá o processo de fabricação de 65 nanômetros, utilizado atualmente no Cortex A8 single-core usado no iPhone 3G S, para 45 nanômetros, o que permitirá adicionar outro núcleo sem afetar significamente o consumo de energia. Mesmo requerendo mais força durante os picos, o processo menor e o multiprocessamento conduzirão a uma vida maior para a bateria.

O lançamento do A9 deverá coincidir com a próxima leva de smartphones. A ARM antecipa que a tecnologia estará em produtos que serão distribuídos no ano que vem, aproximadamente nesta mesma época.

[via MacMagazine]

Nenhum comentário: