quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O caso Symbian (morre ou não morre?)

Hoje cedo, o Meio Bit lançou a seguinte matéria:

"Symbian é vida, mas ter uma legião de fãs beirando o limite do excêntrico não é o suficiente. Sejamos realistas, o sistema operacional está muito defasado. Utilizar um equipamento touch como o N97 deixa isso mais evidente ainda. Não dá para fazer gambiarras em cima de gambiarras, e a Nokia sabe disso.

A relação de amor e ódio da empresa com o Symbian é antiga. Não sabem o que fazer com ele, pois mal ou bem é a base de seus smartphones, mas de que adianta uma base instalada enorme se o desenvolvimento de aplicativos é uma via crucis, o modelo de instalação é uma piada e o próprio sistema operacional tem cara de algo desenvolvido no final dos anos 80? (dica: foi.)

As notícias da morte do Symbian tem sido um tanto ao quanto exageradas, mas parece que dessa vez vai (pra vala). Ontem em Londres, durante o N900 meet-up, o grupo de marketing do N900 entregou o ouro: Até 2012 a série N, topo de linha da Nokia abandonará o Symbian em favor do Maemo.

Um dos motivos parece ser a popularidade do N900. Não é pra menos. Ele é simplesmente perfeito, vem com tudo, mais alguma coisa e um Luciana Vendramini Localizator. E Bluetooth. Tudo fica melhor com Bluetooth.

Desde o N800 o Maemo tem se mostrado uma excelente plataforma, a Nokia está mostrando pra "comunidade" (estou olhando pra você também, Google!) como se cria um smartphone Linux sem cara de "projeto de feira de ciências de escola", que é a imagem que o Android passa. Ao contrário do efeito "meh" do G1 rodando Android, o N810 já mexia com a libido geek, era um brinquedo que a gente queria ter, mesmo sem nenhum motivo racional pra isso. 900, nem se fala.

Claro, a Nokia não vai abrir mão da base instalada, estão tentando criar um meio-termo, muito provavelmente as aplicações usando a estrutura OVI, no já tradicional esquema de aplicações web, Python, etc. Querem seduzir os desenvolvedores para essa linha, garantindo assim software para o Maemo E o Symbian.

Como Viúva do Symbian fico triste com esse fim, mas já era hora de puxar a tomada. Em tempos de iTunes App Store, é inconcebível passar por 7 ou 8 prompts assustadores para instalar um programa."

***********************************

Eis que pouco tempo depois, vários blogs, como o do Rodrigo Toledo, vem desmentindo todos os rumores anteriores:

"Após um anúncio no primeiro N900 meet up em Londres que causou uma grande quantidade de discussões por todo o mundo, foi publicado no The Nokia Blog o seguinte texto, que seria de um comunicado emitido pela própria Nokia, traduzido pelo meu amigo José Antônio.

“While it is our policy not to disclose details of our product roadmap, we’d like to explicitly communicate that we remain firmly committed to Symbian as our smartphone platform of choice. Any speculation on what our 2012 roadmap, including operating systems and product branding, are completely premature.

As we have stated earlier, Nokia has multiple platforms to serve different purposes and address different markets. Symbian is more successful than ever in bringing smartphones to the masses. Maemo is our software of choice for devices based on technology that you’d typically find inside a desktop computer. It delivers a different user experience and enables us to widen the market we can address.”


Que pode ser traduzido assim:

“Embora não seja nossa política divulgar detalhes do nosso roadmap de produtos, gostaríamos de comunicar explicitamente que continuamos totalmente comprometidos com a nossa escolha da plataforma Symbian para smartphones. Qualquer especulação sobre o nosso roteiro de 2012, incluindo sistemas operacionais e marcas de produtos, são completamente prematuros.

Como já dissemos anteriormente, a Nokia tem múltiplas plataformas para servir a fins diferentes e diferentes nichos de mercado. O Symbian está mais bem sucedido do que nunca na tarefa de trazer smartphones para as massas. O Maemo é a nossa escolha para dispositivos baseados na tecnologia que você costuma encontrar dentro de um computador desktop. Ele oferece ao usuário uma experiência diferente e nos permite ampliar o mercado que podemos alcançar”

Acho que agora só nos resta esperar pelos próximos lançamentos para ver como as coisas vão andar, mas eu sinceramente gostaria muito de ver o Maemo substituir o Symbiam na Série N, pois gosto muito do sistema e acredito no seu grande potencial. Vale lembrar que o N900 está fazendo um sucesso muito grande em todo o mundo, sendo que todos os sites e blogs que utilizaram o aparelho até agora escreveram resenhas positivas.

Eu ainda espero por mais uma grande evolução do Maemo, e continuo apostando no investimento nesta plataforma, que tem muito mais a cara do futuro! Ainda gosto do Symbian, mas acredito que levar o Maemo para a Série N seria uma jogada muito mais interessante! Vamos esperar para ver!!"

***********************************

Que o Symbian deixa a desejar em alguns aspectos, é fato. Mas a Nokia estaria disposta a "assumir o erro", largar uma grande base de usuários e investir em algo novo? Agora é esperar para ver.

Nenhum comentário: