segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Anatel sugere compartilhamento de redes 3G

A Anatel fez uma lista de demandas às operadoras de celular na tentativa de evitar que as redes 3G sofram colapsos devido a um aumento repentino na demanda. A ideia da Anatel é que as operadoras compartilhem seu “sinal” 3G com outras operadoras quando estas estiverem no limite de sua capacidade.

Se a operadora A estiver com lentidão na rede, seu assinante poderá utilizar a rede de dados 3G da operadora B, vice-versa e assim por diante com todas as operadoras. O processo já existe em cidades com até 30 mil habitantes no qual poucas antenas estão disponíveis e deve ser expandido para o resto do país. Para que isso seja possível em larga escala, uma forma de compensação entre as operadoras deve ser criado.

Uma das preocupações da agência do governo é com as redes 3G em grandes eventos esportivos que devem acontecer no Brasil nos próximos anos como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estes eventos geralmente colocam à prova a infraestrutura de comunicações das cidades que sediam jogos.

Além disso a Anatel anunciou que estará atenta às promoções 3G de Natal das operadoras e que cobrará responsabilidade em não ofertar além da demanda que as operadoras consigam suportar.

[via Technoblog e Info Online]

Nenhum comentário: