quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Apple vai lançar um PDA?

A Apple pode estar planejando retornar ao mercado de PDAs. Um modelo com design similar ao do iPhone estaria em pauta para lançamento em 2008.

A notícia apareceu numa nota publicada por Kasper Jade no site AppleInsider.com. Segundo Jade, esse micro de mão seria uma retomada do Newton, o pioneiro PDA da Apple, lançado em 1993. O Newton chegou muito cedo a um mercado que só ganhou força com o surgimento do Palm Pilot, alguns anos depois.

Ainda conforme Jade, o PDA teria tela de 720x480 pixels, sensível a multitoques, e com estrutura ultrafina, como o iPod Touch. A sensibilidade do display seria aperfeiçoada para suportar funções como arrastar e soltar e copiar e colar.

A nota de Jade recebeu centenas de comentários, o que mostra a força de mercado da Apple. De todo modo, algumas opiniões indicam que, se for verdade, o suposto "iPDA" não tem aceitação muito tranqüila. A principal restrição é expressa na pergunta: para que vou querer um iPhone e um PDA?

Outros entendem que o iPhone e o iPod não permitem a instalação de software exatamente para ceder espaço ao PDA. Esse seria uma plataforma para a qual se poderiam desenvolver novos programas. Haveria, inclusive, a hipótese de explorar a possibilidade de usar o dispositivo em aplicações corporativas.

O lançamento do PDA, conforme as especulações, estaria previsto para o primeiro semestre de 2008. Embora a informação já esteja em discussão em outros sites, não há nenhuma confirmação ou sinal oficial.

[via]

Nenhum comentário: