quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Brasil vai fabricar etiquetas RFID

A partir de 2008, o Brasil vai produzir etiquetas eletrônicas inteligentes – e também os sistemas destinados à sua leitura.

Toda a tecnologia dos chips, antenas e leitores RFID (Radio Frequency Identification) está sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul, por meio de uma parceria entre a PUC-RS, a empresa Innalogics e o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

Os protótipos dos chips RFID projetados no país foram fabricados na Alemanha e já estão sendo testados na própria PUC-RS e no Ceitec. A intenção é concluir os testes até o fim de outubro e, então, mandar construir as máscaras (espécie de molde), também na Alemanha.

Em 2008, quando a sala limpa que o Ceitec está montando estiver pronta, deverá ter início a produção dos chips – que vão receber as antenas de radiofreqüência. Também desenvolvidas no Brasil, essas antenas operam na freqüência de 915 MHz, que permite a leitura a até 4 metros de distância.

“Nosso foco principal são as aplicações na área logística”, afirma Fabiano Hessel, professor da Faculdade de Informática da PUC-RS e um dos coordenadores do projeto.

[via]

Nenhum comentário: