terça-feira, 11 de setembro de 2007

P2P no celular faz ligações de graça


Nada de antenas, nem de estações radiobase. Uma empresa sueca está usando o conceito de tecnologia mesh nos telefones celulares, o que permite fazer ligações mesmo em áreas sem a mínima infra-estrutura de rede de telefonia.

A base do sistema da Terra.Net é um access point específico conectado a um computador com acesso à internet. Dentro dessa rede, cada aparelho de telefone funciona como um nó e pode se comunicar com outro numa distância de até 2 quilômetros até chegar ao destinatário final. O limite é de sete unidades.

As ligações e a troca de mensagens são gratuitas entre os membros da mesma rede. Também não há cobrança de tarifa para falar com usuários do sistema que estão em outras redes da Terra.Net – o tráfego vai por VoIP. Ligações externas, por sua vez, serão tarifadas num plano de voz sobre IP.

Fundada em 2004, a empresa está sediada no Ideon Science Park, na cidade de Lund, um dos pólos de tecnologia suecos. Já nasceu com foco nas soluções que combinam o uso de Wi-Fi e de VoIP. Os primeiros sistemas foram instalados na Tanzânia e no Equador.

A idéia de montar a Terra.Net, aliás, surgiu quando um de seus fundadores estava fazendo um safari pela Tanzânia e não conseguia se comunicar com outros jipes que estavam a apenas alguns metros de distância. E a empresa já atraiu investimentos de grandões da telefonia. A Ericsson injetou 3 milhões de libras na Terra.Net.

[via]

Nenhum comentário: