segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Rumor: Apple de olho em leilão de rede sem fio

Empresa de Steve Jobs pode estar interessada em eliminar a necessidade de obrigar usuário do iPhone a assinar contrato com operadora de telefonia celular.

“O assunto do pendente leilão governamental do precioso espectro de rede sem fio atraiu grande atenção por causa do lance de um intrigante novato: o Google. Mas outra potência da tecnologia está considerando unir-se ao grupo de interessados: a Apple”, informa Peter Burrows em artigo publicado no site da revista BusinessWeek.

Segundo ele, duas fontes disseram que Steve Jobs, diretor-presidente da Apple, tem estudado as implicações de participar do leilão, marcado para 16 de janeiro de 2008. “Os vencedores terão o direito de usar o espectro que as emissoras de TV analógicas devolverão ao governo em 2009 devido à obrigatoriedade de migrar para a TV digital”.

Burrows diz que, segundo uma das fontes, até o momento a Apple tende a não participar do leilão devido aos riscos inerentes à pouco lucrativa operação de uma rede sem fio de larga escala. “Ainda assim, a possibilidade de um lance da Apple é intrigante. (…) Se ela possuísse seu próprio espectro poderia prover seu próprio serviço de rede sem fio, possivelmente por muito menos do que os US$ 1440 que um proprietário de iPhone hoje tem que pagar pelo contrato mais barato de dois anos [com a operadora AT&T]. (…) A Apple poderia até oferecer o serviço de graça e fazer dinheiro com o iTunes e possivelmente com a venda de espaço publicitário”.

Burrows acha que “eliminar a necessidade de operadora provavelmente está em sintonia com a visão de mundo de Steve Jobs”.

Mais detalhes no artigo completo de Burrows.

[via]

Nenhum comentário: