sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Decisão da Anatel proíbe antecipação do celular 3G

Agência estuda liberar serviço em qualquer freqüência

ELVIRA LOBATO
FOLHA DE SÃO PAULO


Uma resolução da Anatel, editada em 2000, impede a Telemig Celular e a Claro de anteciparem o lançamento da terceira geração de telefonia celular. As duas empresas montaram redes para oferecer o serviço antes do Natal, utilizando freqüências ociosas que possuem na faixa de 850 MHz, da telefonia celular.
O superintendente de Radiofreqüência e Fiscalização da Anatel, Edilson Ribeiro dos Santos, informou, ontem, que a resolução (227, de junho de 2000) reserva outras freqüências para o serviço, nas faixas de 1,9 GHz e de 2,1 GHz.
Santos disse que propôs a revogação do texto para permitir a exploração do celular de 3ª geração, por empresa de telefonia móvel, em qualquer faixa de freqüência. A proposta está na procuradoria do órgão regulador e precisa ser aprovada também pelo conselho diretor.
É estratégia das empresas antecipar-se ao leilão da Anatel para a venda das freqüências reservadas para o 3G. O edital do leilão ainda não foi divulgado, e a expectativa é a de que isso ocorra ainda em outubro. A Anatel nega intenção de postergar a autorização à Telemig e à Claro para preservar o leilão. As operadoras, por sua vez, dizem que a antecipação não diminui o interesse delas pela compra de novas freqüências.
O celular de 3ª geração viabiliza o acesso à internet, sem fio, em alta velocidade. A primeira geração foi o celular analógico; a segunda foi o digital. A diferença para a terceira geração está na velocidade de transmissão de dados, que mudou a escala de competição entre as operadoras no mercado da chamada banda larga.
A transmissão em alta velocidade do 3G permite que o assinante veja seu interlocutor na tela do celular, com qualidade de imagem semelhante à da TV, entre outros serviços.
A maior mudança é no acesso à internet, com os modems para acesso à web podendo ser plugados tanto nos laptops como nos computadores de mesa. A concorrência vem derrubando os preços da banda larga na Europa, onde o 3G foi lançado em 2003.
A Telemig Celular fez demonstração pública de seu sistema em agosto, quando divulgou a intenção de iniciar a comercialização antes do Natal. A Claro não divulga a previsão de lançamento, mas a intenção de fazê-lo antes do Natal foi anunciada no México, em março, pelo diretor financeiro do grupo América Móvil, Carlos Garcia Moreno. A América Móvil controla o grupo Claro.

[via]

Nenhum comentário: