quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Anatel vende 3G com ágio recorde

Outra notícia sobre o Leilão da banda 3G que começou ontem...

A Anatel leiloou nesta terça-feira as quatro primeiras licenças de celular de terceira geração (3G) no país, todas para a região 1 -- que compreende os estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe -- e a primeira para a região 2. A cada lote posto à venda, a agência reguladora da telefonia conseguiu um ágio maior sobre o preço inicial da licitação. As operadores Vivo, Oi, TIM e Claro arremataram os lotes.

A arrecadação total foi de 2445 bilhões de reais – o preço mínimo somado das freqüências era de 963 milhões de reais.

No início do pregão, a Vivo pagou 310 milhões de reais pela sua freqüência – 89,6% mais caro do que o preço inicial, de 163,3 milhões. Em seguida, a Oi venceu a disputa pela segunda freqüência com 467,9 milhões de reais, ágio de 90,6% sobre o piso de 245,5 milhões.

O terceiro lote ficou com a Tim, que ofereceu 528 milhões de reais por uma licença que custava inicialmente 163,6 milhões (ágio de 222,6%). Por fim, a Claro arrematou a última licença, e pagou também o maior ágio – 612 milhões de reais por uma faixa que custava também 163,6 milhões, ou 273,9% a mais.
A quinta licença desta terça-feira, já para a região 2, foi arrematada pela Vivo, que pagou 528,2 milhões de reais, ágio de 132% ‑ preço inicial de 227,4 milhões de reais.
A região 2 que a Vivo arrematou compreende o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (exceto Londrina e Tamarana), Mato Grosso do Sul (exceto Paranaíba), Mato Grosso, Goiás (exceto Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Inaciolândia, Itumbiara, Paranaiguara e São Simão), Tocantins, Rondônia e Acre.

Em média três vezes mais rápido que os sistemas de segunda geração e da chamada geração dois e meio, definidas pelas siglas GPRS e Edge, mais comuns no país, o 3G vai permitir, partir de 2008, a transmissão da programação da televisão pelo celular sem falhas nem congelamento de imagem. Além disso, possibilita a utilização de banda larga móvel e o uso do aparelho como modem para a banda larga residencial.

Outros 32 lotes ainda irão a leilão em todo o país e a agência reguladora prevê que a o leilão 3G deve durar dois dias, como aconteceu com a última licitação em setembro.

Segundo a Anatel, o mês de novembro fechou com 116,3 milhões de linhas celulares e a previsão da Anatel é de que ao final de dezembro o número se aproximará dos 119 milhões de linhas. A previsão para dezembro de 2008 é de que o número de linhas deverá chegar a 131 milhões.

[via]

Nenhum comentário: