quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Primeiro dia de leilão de licenças 3G arrecada R$2,44 bilhões

SÃO PAULO (Reuters) - Mais um leilão de concessões do governo federal que surpreendeu pela disputa acirrada teve início nesta terça-feira na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No primeiro dia de disputas por licenças de telefonia de terceira geração (3G), foram leiloados cinco lotes com arrecadação de 2,44 bilhões de reais, com ágio médio de 153,79 por cento.

A soma dos preços mínimos dos 36 lotes em disputa é de cerca de 2,8 bilhões de reais. A terceira geração da telefonia móvel permite serviços avançados, como a realização de teleconferências pelo celular.

Somente as quatro maiores operadoras arremataram lotes no primeiro dia. Apenas para a região que engloba os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, o ágio médio superou os 160 por cento

Para o único lote leiloado da segunda área --que engloba áreas de cobertura no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Acre-- o ágio foi de 132,2 por cento.

O adicional sobre o preço mínimo das licenças foi crescendo ao longo do dia, passando de ágio de pouco menos de 90 por cento, ofertado pela Vivo, até 274 por cento do lance vencedor da Claro.

"A gente está considerando esses ágios bem excessivos. Temos também dúvidas se os investimentos (para a oferta dos serviços 3G) serão compensados por maior receita, pelo menos no curto prazo", disse a analista Beatriz Battelli, da corretora Brascan.

Apesar da ressalva da analista, as ações das operadoras listadas na Bovespa tiveram alta expressiva. A Vivo subiu 6,51 por cento, cotada a 9 reais, enquanto a TIM teve alta de 8,28 por cento, a 6,28 reais, e a Oi ficou mais em linha com a Bovespa, com ganho de 2 por cento, ao preço de 34,60 reais. O Ibovespa fechou em 61.096 pontos, com valorização de 2,12 por cento.

No primeiro lote colocado à venda nesta manhã, a Vivo ofereceu 310.356.000 reais, ágio de 89,6 por cento sobre o preço mínimo de 163,7 milhões de reais. No segundo lote, com licença um pouco mais cara devido a faixa maior, a Oi foi vencedora com proposta de 467,9 milhões de reais, 90,6 por cento acima do valor mínimo de 245,5 milhões de reais.

A TIM foi agressiva, e com lance de 528 milhões de reais equivalente a ágio de 222,6 por cento, levou um lote na disputa com Claro e Nextel. No leilão do último lote referende à mesma área, a Claro finalmente conseguiu a licença com proposta de 612 milhões de reais, 273,92 por cento de ágio.

Na abertura do leilão dos lotes da segunda área, a Vivo voltou a apresentar o melhor lance, de 528,2 milhões de reais e ágio de 132,2 por cento sobre o preço mínimo.

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, chegou a afirmar que o leilão de 3G deve provocar investimentos de cerca de 10 bilhões de reais, incluindo 5,3 bilhões de reais pelas licenças e compromissos de cobertura e outros 4 bilhões de reais na melhoria da atual rede de celulares, informou o Telecom Online.

Representantes das operadoras não estavam disponíveis para comentar o leilão, que tem ainda 31 lotes à venda e deve prosseguir pelos próximos dias.

(Reportagem de Renata de Freitas e Alberto Alerigi Jr.)

[via]

Nenhum comentário: