segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Celulares analógicos serão desativados nos Estados Unidos

São Francisco - Celulares e alarmes baseados em AMPS deixam de operar nos EUA no dia 18/02, data apelidada de 'pôr-do-sol analógico'.

Na segunda-feira (18/02) as principais operadoras de telefonia celular dos Estados Unidos, AT&T Wireless e Verizon Wireless, irão desativar as redes celulares analógicas AMPS (Advanced Mobile Phone System).

A data estabelecida pela Comissão Federal de Comunicações norte-americana foi apelidada de "pôr-do-sol analógico" e extingue as primeiras redes celulares, que foram desenvolvidas em 1980, dando lugar às redes móveis digitais.

A AT&T Wireless anunciou que também irá desativar sua primeira rede de telefonia móvel com a tecnologia digital TDMA (Time-Division Multiple Access). A Sprint Nextel e a T-Mobile USA não possuem redes analógicas.

Operadoras de menor porte e que operam telefone rurais também informaram que deixarão de trabalhar com as redes analógicas na segunda-feira.

Embora os aparelhos analógicos sejam raridade em território norte-americano, a medida afeta sistemas de alarme mais antigos, baseados nas redes AMPS. As operadoras locais afirmam que têm incentivado a migração de seus clientes há alguns meses.

O porta-voz da AT&T, Mark Siegel, afirma que há um número muito pequeno de clientes com terminais analógicos. Segundo ele, 99,9% do tráfego da AT&T está baseado em celulares com a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications).

A porta-voz da Verizon, Debra Lewis, estima que menos de 1% dos clientes da operadora tinham celulares analógicos, no ano passado, antes que a empresa iniciasse uma oferta de migração para as redes digitais.

Embora os porcentuais sejam baixos, o volume representa alguns milhares de assinantes, já que as redes da AT&T e da Verizon somam 60 milhões de usuários nos Estados Unidos.

O "pôr-do-sol" da rede analógica deve deixar no escuro sistemas de alarme mais antigos. Há cerca de três anos, o Comitê de Comunicações da Indústria de Alarmes (AICC, na sigla em inglês) fez uma pesquisa revelando que 1 milhão de residências e empresas usavam alarmes conectados à rede celular analógica nos Estados Unidos, de uma base de 30 milhões de usuários, na época. Há seis meses, a rede de usuários de alarmes analógicos estava em torno de 400 mil, segundo a associação.

No Brasil, a tecnologia AMPS teve uma representatividade de apenas 0,01% (15.581 aparelhos) entre os 120,9 milhões de celulares habilitados em dezembro de 2007, segundo a Anatel. Em outubro de 2007 a participação da tecnologia analógica era de 0,02%.

O GSM é a tecnologia mais usada atualmente no Brasil, respondendo por 78,4% dos celulares habilitados no Brasil (94,9 milhões de aparelhos) até dezembro de 2007. Em segundo lugar, o padrão CDMA conta com 17,26% de participação (20,8 milhões de celulares) e a tecnologia TDMA é usada em 4,26% da base de celulares (5,1 milhões de aparelhos).

[via]

Nenhum comentário: