segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Hélio Costa acredita em ganhos ao consumidor com fusão de teles

Brasília - Ministro cita economia de escala e redução de custos e tarifas que nova tele supostamente praticaria como vantagens na fusão BrT-Oi.

A fusão de duas grandes empresas de telefonia pode gerar uma série de benefícios ao consumidor, segundo falou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante o seminário "Políticas de (Tele)comunicações – Convergência e Competição", na Universidade de Brasília (UnB).

“O consumidor vai ganhar em economia de escala, avanço tecnológico, redução de custos e de tarifas", defende, citando países como Portugal, França, Inglaterra e Estados Unidos que têm grandes empresas de telecomunicação nacionais, sem ser "aprisionadas geograficamente em suas fronteiras”.

A fusão entre a Brasil Telecom e a Oi poderá também fazer do Brasil potencial candidato para levar sua tecnologia de comunicações para América Latina e na África, segundo Costa.

O ministro ressalvou entretanto, que a decisão final caberá ao presidente da República, após a avaliação da operação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Quando recebermos a conclusão final da Anatel daremos seguimento ao processo. Vamos enviar ao presidente com a consciência tranqüila de que estudamos detalhadamente a proposta.”

Se for consolidada, a nova empresa proveniente das operações da Brasil Telecom com a Oi controlaria a telefonia fixa em 26 dos 27 estados brasileiros. A Embratel, que oferece ligações interestaduais, e a Telefônica, que atua apenas em São Paulo, continuariam a operar.

[via]

Nenhum comentário: