quinta-feira, 27 de março de 2008

Associação mundial de marketing móvel inicia operações no Brasil

São Paulo - Em dois anos, participação de serviços de valor agregado na receita das operadoras celulares deve dobrar, aposta membro da MMA.

A Mobile Marketing Association (MMA) inicia oficialmente suas atividades no Brasil nesta quinta-feira (27/03). O país sediará o capítulo latino-americano da associação, que já está presente na América do Norte, Europa/África/Oriente Médio e Ásia/Pacífico.

O objetivo da associação será fomentar o desenvolvimento do mercado de marketing móvel na região, estabelecendo ao mesmo tempo códigos de conduta e guias de boas práticas para garantir uma experiência que atenda as expectativas do consumidor.

Nas próximas semanas, será nomeado um conselho administrativo para a associação e também devem ser definidos comitês de trabalho divididos por temas específicos, segundo Frederico Pisani, CEO da especialista em marketing móvel Hanzo e um dos responsáveis por trazer a MMA para o Brasil.

De acordo com o executivo, a chegada da organização deve criar um ambiente favorável à expansão do mercado. Ele acredita que a participação dos serviços de valor agregado – que incluem desde distribuição de conteúdo até publicidade móvel – na receita das operadoras celulares deve crescer dos atuais 7% a 8%, em média, para até 15%, em dois anos.

Segundo o executivo, essa média chega a 35% na Ásia e já passa de 25% na Europa. Ele relata que a chegada da MMA nos Estados Unidos, em 2004, provocou um aumento no bolo do marketing móvel de 100 milhões de dólares para 1 bilhão de dólares em apenas um ano.

“Alinhando questões como preço e usabilidade com antecedência, as negociações são mais rápidas”, explica Pisani. O executivo acredita que o Brasil pode assumir papel de destaque na oferta de produtos relacionado ao marketing móvel, competindo inclusive no mercado mundial.

“O Brasil é ‘gente grande’. Tenho certeza que alguma empresa brasileira já será premiada no evento global da MMA neste ano”, aposta Pisani. Segundo o executivo, os investimento em marketing móvel no País hoje superam os 4 bilhões de reais.

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