terça-feira, 18 de março de 2008

Radiofreqüência aumenta taxas de transmissão em curta distância

Uma pesquisa desenvolvida pelo Georgia Institute of Technology, nos EUA, usa radiofreqüência para aumentar as taxas de transmissão sem fio em curta distância.

Os pesquisadores obtiveram taxas de 15 Gbps em distâncias de um metro, 10 Gbps em dois metros e 5 Gbps para distâncias de cinco metros. Se essa estrutura de rede funcionar, toda a rede baseada em cabeamento se tornará obsoleta.

Com uma velocidade de transmissão desse nível é possível baixar o conteúdo de um DVD inteiro em apenas cinco segundos. O maior desafio para os engenheiros da Georgia Tech, atualmente, é aumentar as taxas de transmissão e diminuir o consumo de energia de uma rede como essa.

A pesquisa pode resultar numa rede pessoal (PAN, na sigla em inglês), usando freqüencias de 60 GHz para melhorar a conectividade em redes caseiras ou em escritórios. A equipe norte-americana espera que o sistema esteja funcionando em até três anos.

Segundo os pesquisadores, essa rede terá compatibilidade com as atuais redes WiFi e a radiação emitida não é nociva à saude humana. A freqüência de 60 GHz é detida pela pele e por obstáculos como paredes. Isso explica por que o foco da pesquisa são redes de curta distância.

[via]

Nenhum comentário: