segunda-feira, 24 de março de 2008

Verizon e AT&T são principais vencedoras do leilão de 700 MHz nos EUA

Washington - FCC revela que Verizon e AT&T pagaram bilhões pela maioria das bandas do espectro dos EUA; mesmo com lances, Google não leva nada.

As operadoras norte-americanas Verizon Wireless e AT&T foram as principais vencedoras do leilão da banda de 700 MHz do espectro, leiloado pela Comissão Federal de Comunicações (da sigla em inglês, FCC), com a primeira ganhando os principais blocos leiloados.

A Verizon foi a operadora que ofereceu a maior proposta no bloco de 22 MHz do espectro, anunciou a FCC nesta quinta-feira (20/03).

A operadora norte-americana desembolsou cerca de 4,74 bilhões de dólares com o Bloco C, parte do espectro que o Google assumiu no começo do ano disputar com operadoras convencionais.

A vitória da Verizon confirma análises que apontavam que o Google entrou no leilão do espectro para garantir um preço mínimo que forçasse o vencedor do leilão a abrir sua rede para acesso de qualquer programa ou dispositivo móvel.

Atualmente, o bloco arrematado pela Verizon e pretendido pelo Google é usado para transmissão de TV analógica, mas será desocupado em fevereiro de 2009 com a transição completa para a TV digital nos Estados Unidos.

Tecnicamente, a região do espectro é extremamente valiosa por contar com transmissões de dados com propagação de maior alcance e menor ruído frente a obstáculos, o que poderia levar o Google a, potencialmente, oferecer um serviço gratuito de banda larga que abusaria da plataforma de publicidade AdSense como modelo de negócios.

No total, a Verizon gastou 9,36 bilhões de dólares em licenças para o Bloco C.

A AT&T, por sua vez, foi a principal vencedora no Bloco B, desembolsou 6,63 bilhões de dólares no leilão por cerca de 700 licenças de exploração da banda de 12 MHz.

Na quinta, a FCC decidou desatrelar o leilão do Bloco D do resto dos resultados. O bloco de 10 MHz deveria ser usado junto a outro bloco de 10 MHz controlado por agência de segurança pública, com o vencedor do leilão sendo obrigado a construir uma rede nacional de voz e dados para servir tanto à segurança pública como para fins comerciais.

Mas a FCC não recebeu proposta mínima de 1,33 bilhão de dólares para o bloco, com um lance de 472 milhões de dólares vindo da Qualcomm.

A FCC não tem planos imediatos de refazer o leilão do bloco, afirmou uma porta-voz. Ao invés disto, a agência "considerará suas opções sobre como licenciar o espectro no futuro", afirmou o órgão.

Muitos membros do Congresso pressionaram para uma rede de segurança pública após agências não conseguiram se comunicar entre si durante os ataques terroristas de 11 de setembro e desastres recentes.

Departamentos de polícia e dos bombeiros em cidades vizinhas geralmente usam aparelhos de comunicação em diferentes blocos do espectro.

[via]

Nenhum comentário: