quinta-feira, 8 de maio de 2008

Intel investe em WiMax na Suécia para testar viabilidade fora dos EUA

Estocolmo – Companhia paga US$ 26,4 milhões em espectro sueco para testar viabilidade de redes WiMax em ambiente mais barato que EUA.

Pelo segundo dia consecutivo, a Intel anunciou investimento para garantir o sucesso das rede WiMax.

A Intel Capital é uma das vencedoras do leilão sueco de 4G, que será concluído nesta quinta-feira (08/05) após 16 dias de duração. A Intel pagará cerca de 26,4 milhões de dólares para o espectro de 50 MHz na banda de 2,6 GHz.

"Vimos a chance de adquirir a freqüência para assegurar o WiMax como alternativa à Suécia", afirmou Carl-Daniel Norenberg, diretor de desenvolvimento de negócios para setor público e infra-estrutura da Intel nórdica.

Na quarta-feira (07/05), a Intel fez parte do acordo entre a Sprint e a Clearwire, que se comprometeram a investir 14,5 bilhões de dólares na implementação de redes do padrão nos Estados Unidos.

"Não é um segredo que a Intel quer investir na proliferação do WiMax, comprando a freqüência que torna possível a empresa ditar como ela será usada", afirmou Richard Webb, analista para WiMax da Infonetics Research.

O mercado sueco é difícil de ser "quebrado" pela alta penetração de banda larga móvel, de acordo com Webb.

Ao mesmo tempo, porém, ele entende que existe uma demanda por velocidades maiores e outros tipos de aparelhos além de telefones celulares, o que "dará à Intel a oportunidade de experimentar com WiMax fora dos EUA" sem gastar muito dinheiro, argumenta.

Entre os outros vencedores do leilão, a TeliaSonera pagou 93,4 milhões de dólares por dois canais de 20 MHz no espectro, que permitirá que a operadora oferecerá serviços com banda larga móvel com velocidade superior a 100 Mbps até 2010.

No total, a gestão pública sueca arrecadou 350 milhões de dólares com o leilão.

[via]

Nenhum comentário: