quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Anatel ainda não recebeu pedido de homologação do iPhone

Hoje a Apple revelou a lista com os 20 países que irão receber o iPhone no próximo dia 22, e nada de Brasil. O clima é de revolta: por que os Argentinos terão iPhone em poucos dias e nós não?!

Piadas à parte, o fato é que o celular mais desejado do século deve demorar mais um pouco para chegar ao Brasil. Isso porque a Anatel ainda nem recebeu seu pedido de homologação, processo obrigatório antes do lançamento de qualquer produto de telefonia e rede no Brasil.

Para entender como funciona:
1) A empresa interessada em vender um aparelho procura um dos laboratórios indicados no site da Anatel, que fazem os testes determinados pelo órgão e produzem um relatório

2) Esse relatório deve ser entregue pelo fabricante para um OCD (Organismo de Certificação Designados), também disponível no site da Anatel

3) Um desses organismos irá avaliar o teste e fazer um segundo relatório, que deverá ser entregue a Anatel

4) A partir desse documento, a agência reguladora homologa o produto, o que autoriza a sua comercialização.

Segundo a própria Anatel (desculpem a repetição), somente a homologação leva em torno de 30 dias para acontecer —sem contar as análises dos laboratórios e dos OCDs.

Segundo a Vivo, toda a negociação com a Apple para a chegada do iPhone está sendo feita pela Telefonica da Espanha. A Apple não comenta o assunto e a Telefonica do Brasil diz que quem tem que responder sobre o assunto é a própria Vivo.

[via]

Nenhum comentário: