terça-feira, 5 de agosto de 2008

Empresa de cloud computing recebe US$ 12 milhões da Amazon

São Francisco - Elastra recebe aporte da Amazon, que vem se posicionando como uma das principais companhias em cloud computing.

A Elastra, companhia que gerencia aplicativos em nuvem na internet, levantou 12 milhões de dólares em novos fundos.

Esta é a segunda rodada de investimentos que a empresa recebe e os fundos vieram da Bay Partners, com a Amazon.com e com a Hummer Winblad Venture Partners.

A participação da Amazon é notável porque a empresa possui sua própria iniciativa em cloud computing, chamada Elastic Compute Cloud (EC2), o que faz dela uma das principais companhias no segmento. A Elastra hospeda aplicativos no serviço EC2.

Nos últimos meses tornou-se pública uma série de iniciativas em cloud computing, incluindo o lançamento do Google App Engine, que permite que desenvolvedores criem e implementem aplicativos usando a infra-estrutura do Google.

Na área de investimentos, a Benchmark Capital investiu 4,5 milhões de dólares na RightScale, concorrente da Elastra.

A empresa de código aberto 10gen levantou 1,5 milhão de dólares da Union Square Ventures e a Benchmark e a Amazon contribuiram com 15 milhões de dólares para a Engine Yard, que hospeda aplicações desenvolvidas no framework Ruby on Rails.

Segundo o executivo principal Kiril Sheynkman, a oferta da Elastra é única porque permite gerenciar aplicativos individuais em vez de máquinas virtuais inteiras, e porque ele permite gerenciar aplicativos em nuvens privadas e públicas da internet.

Desde o seu lançamento, em março, a Elastra conquistou mais de 40 clientes.

Nenhum comentário: