terça-feira, 5 de agosto de 2008

AT&T lança serviço de cloud computing

Boston - Companhia anuncia serviço de hospedagem sob demanda AT&T Synaptic Hosting.

Seguindo iniciativas de empresas como IBM, Amazon e Google, a AT&T anunciou nesta terça-feira (05/08) investimentos em cloud computing, lançando um serviço mundial chamado AT&T Synaptic Hosting.

O serviço é baseado em tecnologia que a operadora adquiriu em 2006, quando comprou a USinternetworking e seis dos seus data centers localizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A empresa pretende ampliar os serviços de cloud computing no futuro.

Assim com os demais serviços de cloud computing, o sistema da AT&T utiliza uma estrutura de armazenamento virtualizada e um conjunto de servidores que gerenciam os recursos conforme a necessidade, podendo acrescentar capacidade em momentos de pico, por exemplo.

O serviço é cobrado conforme o uso - os patamares de valores não foram informados de imediato.

Os clientes poderão gerenciar suas contas por meio do portal da AT&T. O serviço inclui contrato de nível de serviço, suporte personalizado e monitoramento e relatórios de aplicações.

A companhia também disse que planeja usar a plataforma para suportar vários serviços, como entrega de conteúdo e imagens.

A Verizon, concorrente da AT&T, também está planejando estrear serviços de cloud computing, com provável data de lançamento no início de 2009.

[via]

Nenhum comentário: