quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Intel planeja dar suporte ao WiMax nas freqüências 2,3 GHz e 3,5 GHz até 2009



Cingapura - Executivo anuncia que chipset do pacote Centrino 2 dará suporte dois perfis restantes de WiMax além do único já suportado nos EUA.

A Intel planeja expandir as frequências suportadas pelo chipset WiMax no próximo ano além dos 2,5 GHz, de acordo com um executivo da companhia.

O suporte ao WiMax é atualmente uma opção dentro do pacote Centrino 2, da Intel, mas o chipset WiMax suporta apenas a versão da tecnologia que usa o espectro 2,5 GHz.

Esta versão do WiMax está sendo lançada nos Estados Unidos, onde a operadora Clearwire planeja lançar serviços em três cidades até o final do ano.

"Para 2009, planejamos suporte para outros mercados fora dos EUA e em outros trechos do espectro", afirmou o diretor geral para WiMax na Intel Ásia-Pacífico, Garth Collier.

Enquanto Collier não detalhou os perfis adicionais de WiMax que suportará no próximo ano, existem apenas três suportados pelos testes de interoperabilidade do WiMax Forum: 2,3 GHz, 2,5 GHz e 3,5 GHz.

Os comentários de Collier oferecem um preview do futuro dos produtos de WiMax da Intel. Até agora, a companhia tinha revelados planos de suportar os perfis 2,3 GHz e 3,5 GHz em um futuro não especificado.

"Não temos uma data definida ainda", afirmou ele. "É uma daquelas situações do ovo e da galinha, já que depende do desenvolvimento de redes, o alcance da cobertura e a demanda existente".

Caso a Intel planeje lançar produtos que suportam novos perfis de WiMax em 2009, o anúncio deverá ser feito durante o Intel Developer Forum, que começa nesta segunda-feira (18/08) em São Francisco.

Sumner Lemon, editor do IDG News Service, de Cingapura.

[via]

Nenhum comentário: